Cursos On Line nas áreas de:

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Professores adotam aplicativos e computadores em sala de aula no Brasil

Uma pilha de cadernos e livros para cada disciplina, pesquisas em enciclopédias e folhas de papéis sendo distribuídas nas salas antes de terminar a aula, com exercícios para fazer em casa. Essa realidade nas escolas tem ficado cada vez mais distante, pois as instituições de ensino estão abrindo espaço para a tecnologia como uma nova metodologia de ensino e aprendizagem para os alunos.
O uso dos pontos positivos dos recursos tecnológicos na educação é que aguça o interesse dos alunos, amplia o horizonte de pesquisa e compartilhamento de informações e conhecimentos, estimula o trabalho colaborativo e permite que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem.
A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom)A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom)
Disciplinas, como “Informática e Tecnologias” estão sendo inseridas como parte formal da grade escolar. O mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e professor, Renato de Aguiar Corrêa, ministra essa disciplina no ensino fundamental e médio de um colégio particular em Belo Horizonte e explica que os alunos desenvolvem projetos utilizando a informática como ferramenta de aprendizado, o que potencializa o interesse e a criatividade dos estudantes. Além disso, Corrêa diz que os projetos também são integrados a conteúdos das outras disciplinas, potencializando o aprendizado.
As informações não estão mais somente nos livros, a Internet é uma fonte inesgotável de conhecimentos. Existem diversos sites que oferecem conteúdo para educadores e estudantes. O Google Acadêmico é um exemplo. Ele disponibiliza vários livros, artigos, teses, resumos e disciplinas de forma bastante abrangente e gratuita - saiba como utilizar a ferramenta do Google.
Hoje, os professores e alunos também estão lançando mão de aplicativos e softwares que potencializam o aprendizado. Um exemplo é o Edmodo, um aplicativo gratuito para iOS e Android que facilita a interação e conexão entre os educadores e alunos, pois permite o envio de mensagens, trabalhos e confere os eventos quando os alunos estão fora da sala de aula. Além disso, professores podem enviar alertas para os alunos e até armazenar as notas. Outro aplicativo muito útil e ideal para estudar história e geografia é o History:Maps of World. Disponível para dispositivos iOS oferece diferentes mapas em alta resolução de diversas partes do mundo e de vários períodos da história.
Já o The Elements: A Visual Exploration ajuda na aprendizagem da tabela periódica. Quando o aluno tocar em qualquer elemento, aparecerá uma imagem 3D de diferentes objetos feitos a partir dessa substâncias. E para os vestibulandos, o app Exercitando Matemática possui mais de 300 exercícios para vestibular, Enem e até concursos públicos. O app foi criado por uma escola preparatória no Rio de Janeiro e reúne tarefas das melhores universidades do Brasil: UFRJ, Unicamp, UERJ e PUC.

 Veja a continuação da materia no:
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/professoras-adotam-aplicativos-e-computadores-em-sala-de-aula-no-brasil.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente a tendência é a extinção dos livro nas salas de aula.